Os colonizadores europeus e os africanos que se fixaram no Paraná trouxeram também, em sua bagagem, as lembranças dos costumes, de tradições, de danças e o sabor de sua terra natal. Para relembrar suas tradições e costumes, passaram a comemorar essas lembranças em festas organizadas nas localidades em que viviam. Essas festas se tornaram muito populares e caíram no gosto das pessoas daqui, de outros estados brasileiros e até do exterior tornando-se atrações turísticas.
As festas populares são tradicionais ou religiosas e movimentam a economia local, pois tornam necessário criar novos empregos em restaurantes e hotéis.
Cavalhadas: realizada em Guarapuava. É como se fosse uma representação teatral de luta de espadas na disputa entre os mouros e os cristãos.
Cavalhadas realizada em Guarapuava
Cavalhadas realizada em Guarapuava – Imagem em Alta Resolução
Cavalhadas de Pirenópolis
Cavalhadas de Pirenópolis – Imagem em Alta Resolução
Congada: acontece na cidade da Lapa, realizada por descendentes de povos africanos em homenagem a São Benedito.
Congada no estado do Paraná
Congada no estado do Paraná – Imagem em Alta Resolução
Folia de reis: acontece principalmente nas cidades do norte e noroeste do estado, sendo realizada após o Natal até o dia 6 de janeiro. De origem portuguesa, as pessoas saem vestidas como se fossem os reis magos e visitam as casas cantando e arrecadando doações.
Folia de reis no estado do Paraná
Folia de reis no estado do Paraná – Imagem em Alta Resolução
Folia de reis no estado do Paraná
Folia de reis no estado do Paraná – Imagem em Alta Resolução
Fandango: tradição popular no litoral paranaense, realizada em Paranaguá com apresentações de danças, como a balainha e o pau de fita.
Fandango no estado do Paraná
Fandango no estado do Paraná – Imagem em Alta Resolução
Festa do Divino: de origem portuguesa, a festa é realizada em alguns municípios como Jataizinho, Morretes, Paranaguá e Ponta Grossa.
Festa do Divino no estado do Paraná
Festa do Divino no estado do Paraná – Imagem em Alta Resolução
Festa de Nossa Senhora do Rocio: em Paranaguá, todo mês de novembro é realizada uma grande festa em homenagem à padroeira do Paraná, com missas, procissões e atividades culturais como shows, comercialização de artesanato local, pratos típicos, etc.
Festa de Nossa Senhora do Rocio no estado do Paraná
Festa de Nossa Senhora do Rocio – Imagem em Alta Resolução
Festa Nacional do Carneiro no Buraco: prato típico de Campo Mourão, o carneiro no buraco é o principal atrativo de uma festa nacional com três dias de duração, comemorada no mês de julho desde 1990. Essa festa tem por objetivo passar a receita do carneiro e o costume de assá-lo em um buraco para as novas gerações.
Festa Nacional do Carneiro no Buraco no estado do Paraná
Festa Nacional do Carneiro no Buraco – Imagem em Alta Resolução
Festa Nacional do Porco no Rolete: todo mês de setembro os moradores de Toledo se reúnem para fazer uma competição de qual equipe irá preparar a melhor receita de porco no rolete, prato típico local, que consiste em um porco recheado e assado em um pedaço de madeira que o transpassa por inteiro durante 20 horas. Após o porco pronto, ele é servido para os vários visitantes que desejam provar esse interessante prato.
Festa Nacional do Porco no Rolete no estado do Paraná
Festa Nacional do Porco no Rolete – Imagem em Alta Resolução
Haru Matsuri – Festival da Primavera: o Haru Matsuri celebra a chegada da primavera e é uma manifestação cultural trazida pelos primeiros imigrantes japoneses, em junho de 1908. Acontece em Assaí e muitos outros municípios paranaenses que receberam imigrantes japoneses.
Haru Matsuri – Festival da Primavera no estado do Paraná
Haru Matsuri – Festival da Primavera – Imagem em Alta Resolução
Haru Matsuri – Festival da Primavera no estado do Paraná
Haru Matsuri – Festival da Primavera – Imagem em Alta Resolução
Festa do Barreado: prato típico do Paraná, faz parte do folclore, pois o barreado é símbolo de fartura, festa e alegria. O nome vem da expressão “barrear” a panela com um pirão e cinza para evitar que o vapor saia durante o cozimento. É influência da cozinha portuguesa e a festa é realizada em Antonina.
Festa do Barreado no estado do Paraná
Festa do Barreado – Imagem em Alta Resolução
Festa da tainha: ocorre em Paranaguá e atrai muitos turistas. A proposta é que todos “vendam seu peixe” e movimentem a região na época mais fria do ano, quando a captura da tainha em águas paranaenses é maior.
Festa da tainha no estado do Paraná
Festa da tainha – Imagem em Alta Resolução
Existem outras tantas festas no estado que atraem muitos turistas como: Festa do Vinho e do Queijo, em Salgado Filho; Festa do Vinho, em Colombo, Curitiba e São José do Pinhais; Festa do Camarão, em Pontal; Festa do frango, polenta e vinho, em Santa Felicidade, entre outras.
Festa do Vinho e do Queijo no estado do Paraná
Festa do Vinho e do Queijo – Imagem em Alta Resolução
Festa do Vinho, em Colombo no estado do Paraná
Festa do Vinho, em Colombo – Imagem em Alta Resolução