O estado do Paraná, assim como o Brasil, é servido de muitos rios. Observe no mapa a seguir as 16 bacias hidrográficas que drenam as terras paranaenses.
Bacias hidrográficas do Paraná
Procure no mapa o rio Iguaçu e a área que sua bacia hidrográfica ocupa.
Você pode perceber que esse rio é bem extenso, possui 1 320 km de extensão. Tem sua nascente na Serra do Mar, e se forma com a junção das águas do rio Atuba e do rio Iraí, no município de Curitiba. O rio Iguaçu recebe águas de muitos afluentes e passa por vários municípios, como Porto Amazonas, União da Vitória, entre outros. Ele cruza os três planaltos até desaguar no rio Paraná, onde forma a paisagem das Cataratas do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçu.
O rio Iguaçu é um afluente do rio Paraná.
Mas por que o rio faz esse caminho e não outro? Se você respondeu que é por causa do relevo, acertou!
As águas vão percorrendo o terreno de um nível mais elevado para outro mais baixo. O rio Iguaçu nasce no relevo montanhoso da Serra do Mar, na vertente oeste, e vai descendo por terrenos cada vez mais baixos até encontrar sua foz nas terras baixas do rio Paraná.
Por isso, o relevo tem grande influência na rede hidrográfica de uma região, pois é ele que determina os limites entre as bacias, estabelecendo os divisores de água, e também para que direção essas águas vão.
O declive entre o divisor de água e o rio principal por onde correm os afluentes chama-se vertente.
Os rios têm grande importância para as populações desde os mais remotos tempos, pois deles se obtêm água para consumo, irrigação para plantações, manancial de alimentos (peixes), vias naturais de circulação de embarcações para transportar pessoas e mercadorias. Além disso, suas águas são utilizadas para a produção de energia elétrica.
Vamos agora conhecer a utilização dos rios da bacia do Iguaçu. As águas da bacia do Iguaçu são utilizadas para abastecimento da população, na agricultura e nas indústrias.
Parte desse rio já foi intensamente navegável na época da extração da erva-mate entre Porto Amazonas e União da Vitória. Os seus afluentes também são bastante utilizados pela população local.
Os rios que correm em terreno de planaltos são chamados de rios de planaltos e são ótimos para a construção de hidrelétricas, por isso, quando as águas do rio Iguaçu atingem, principalmente o terceiro planalto, onde as águas correm mais rapidamente devido ao relevo, foram construídas usinas hidrelétricas para geração de energia, como as de Salto Caxias, Salto Santiago, Osório, Munhoz da Rocha, Aminthas de Barros.
Atividades de lazer e turismo são encontradas ao longo do rio Iguaçu, principalmente nas áreas onde foram represadas suas águas para a construção de usinas. Foram criadas áreas de camping, atividades de pesca, de lazer e muitas praias artificiais.
Praias artificiais da Costa Oeste, no lago de Itaipu. Atividades aquáticas esportivas no rio.